_JBF6138 Ana Baia Jomar baixaArquiteta Ana Bahia participa pela quinta vez da Casa Cor Minas e projeta a Varanda Gourmet que tem vista privilegiada para Lagoa da Pampulha e usa elementos típicos da arquitetura nacionalAna Bahia_ Foto Hermeson Gomes 0001_MG_0736 cor

Ana Bahia participa da Casa Cor Minas pela quinta vez e se tornou referência na mostra quando o assunto é a criação de espaços que têm a gastronomia como foco.
Com vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha, o espaço, dividido em ambiente interno e externo, coloca em prática toda a versatilidade e criatividade da arquiteta._JBF5934 Ana Bahia Jomar baixa

A ideia foi criar um espaço acolhedor, que pudesse ser viável tanto em uma casa com jardim amplo, quanto em um apartamento com varanda. Ana conta que o grande desafio foi desenvolver um espaço único em que fosse possível promover o convívio da família com a gastronomia sendo ao mesmo tempo uma área de contemplação e relaxamento.Ana Bahia_ Foto Hermeson Gomes 0003_MG_0745 cor

Como o tema da Casa Cor 2015 é brasilidade, Ana escolheu fazer uma releitura do cobogó – elemento vasado normalmente feito de cimento usado para construiu paredes e muros, típico da arquitetura nacional – para aproveitar a ventilação e iluminação natural do espaço. A arquiteta criou uma painel parede/teto, se transformando em um grande painel de treliça, estrutura muito usada na arquitetura mineira.

_JBF5929 Ana Bahia Jomar baixa

Outra referência de brasilidade pode ser vista na bancada de trabalho feita em ardósia preta, pedra de origem brasileira muito usada fora do país e pouco valorizada na arquitetura daqui. Nela Ana Bahia embutiu uma lareira a álcool Construflama, capaz de deixar o ambiente acolhedor mesmo em noites frias.

Como os espaços gourmets têm cada vez mais ocupado o lugar da sala de estar como parte predileta da casa para receber as visitas, Ana quis criar um ambiente confortável para o usufruto de toda a família. Mas um público em especial recebeu mais atenção no projeto: os homens.

O ambiente é um dos prediletos dos maridos que gostam de reunir os amigos, degustar boa comida e jogar conversa fora sem sair de casa. Para dar uma cara mais masculina e moderna à Varanda Gourmet da Lagoa, a arquiteta focou no minimalismo e deu preferência ao uso de madeira e cores sóbrias, como cinza e preto.

Ana Bahia_ Foto Hermeson Gomes 0002_MG_0739 cor

Mas o ambiente também foi pensado para agradar as mulheres, que estão sempre atentas aos detalhes do design de interior, principalmente à iluminação, planejada para dar um ar aconchegante ao lugar. Enquanto os homens cozinham, as esposas podem aproveitar para relaxar em uma das chaises longues da Tidelli (São Romão) espalhadas pela parte externa ou se aquecer junto à lareira. Podem até jogar baralho com a família inteira na mesa de madeira maciça de 6 metros de comprimento da Top Móveis. Cabe todo mundo! O local tem toda a estrutura necessária, montado com pia, armários, torre de fornos e tudo mais que um espaço gourmet pede, inclusive uma adega feita sob medida.
Vinho, lareira, amigos, boa comida em um ambiente acolhedor, desenhado com muito bom gosto especialmente para a família. Não tem como dar errado.

Fotos Jomar Bragança e Hemerson Gomes