ricardo-rossi-na-artefacto-bc-2012-foto-paulo-falcao_0018sh-escovado

O verão é a estação ideal para curtir a natureza e os amigos, o churrasco completa a alegria! É fácil, mas guarda alguns segredos além da sua receita especial…

602233_488232247905669_1986493365_n

Na hora de organizar as compras, você precisa pensar nos seus convidados, pois homens, mulheres e crianças consomem quantidades diferentes e também tem paladares variados…

Sempre acontece de faltar ou sobrar carne. O ideal é sempre sobrar um pouquinho… Mas não seja perfeccionista, dá para guardar no freezer e ir consumindo aos poucos.

De modo geral você pode pensar em 500 gramas por adulto e 200 gramas para cada criança. Você também deve avaliar a duração de seu churrasco, se for durar mais horas, aumente as quantidades para cerca de 700 a 800 gramas por adulto. Peixes também são deliciosos, mas os cálculos são diferentes, pois como são mais leves são mais consumidos.salmao

Para acompanhar, vale fazer farofa, maionese e arroz e salada, lembrar dos pães franceses, pão com alho, abacaxi assado com canela e até cebolas, pimentões e berinjelas que também podem ser grelhados. As saladas verdes são muito bem vindas, frutas cítricas como as laranjas e mexericas são ótimas no final … pense nos gostos de sua tribo.

Para as bebidas também é bom avaliar as preferências de seus convidados. Refrigerantes, água, cerveja e a tradicional caipirinha não podem faltar. Existem alguns aplicativos, em sites especializados, que ajudam a calcular as quantidades de vários itens necessários para um churrasco e podem ser muito úteis:

http://www.sadia.com.br/s-para-voce/
http://www.embaixadordochurrasco.com.br/calculo-para-churrasco.php

Na hora “H”

Lembre-se você deve começar o braseiro 30 minutos antes de você começar o churrasco. Coloque a carne somente quando o braseiro já estiver bem quente.

Há muitas formas de temperar as carnes, o sal grosso é bastante tradicional, mas cuidado, espalhe sal grosso na carne e na gordura, bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes de ir para churrasqueira. Não salgue a carne na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa totalmente dura e seca.

rr-ivcent-1319

Churrasqueira tradicional Construflama com giroflama em projeto de Ricardo Rossi

Com o fogo já aceso, a carne temperada, é só colocar as carnes no espeto e/ou na grelha.

Ricardo Rossi na Artefacto BC 2012 Foto Paulo Falcao_0008shChurrasqueira a gás Construflama em projeto de Ricardo Rossi

 

A gordura natural de cada tipo de carne deve ser preservada durante a preparação, de preferência virada para cima, para que ela derreta penetrando na carne e deixando-a macia. Fique esperto, vá virando suas carnes, quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar o outro lado da carne para o fogo. Nesta hora é bom usar uma pinça grande de churrasco para não furar a carne. É sempre bom começar pelas peças pequenas como as linguiças e os cortes de frango, que ficam prontas mais rápido, preparando espaço para as peças maiores, como picanhas costelas e maminhas.

 

Para o braseiro, há alternativas modernas e que funcionam perfeitamente, clique na foto abaixo e veja o vídeo.

IMG_3961SH