Espaço gourmet com churrasqueira,chapeira coifa e forno a lenha projetado por Laura Bela e Henrique Freneda

A Construflama produz vários tipos de churrasqueiras. Entre os diversos modelos a gás e carvão, existem vários cuidados diferentes que devem ser observados, por isso são necessárias soluções que atendam às especificidades de cada um dos produtos.

As churrasqueiras Construflama devem ser instaladas em bancadas planas, de materiais não inflamáveis e resistentes ao calor, como mármores, granitos ou revestimentos cerâmicos.

Churrasqueira a cooktop a gás, projeto de Katia Perrone

Churrasqueiras, assim como fornos, chegam a altas temperaturas,  com o aquecimento vem a necessidade de prevenção, por isso é importante seguir as dicas de segurança:
  • Não manter objetos inflamáveis próximos à churrasqueira.
  • Qualquer item que se deforme facilmente sob altas temperaturas deve ser deixado a uma distância segura.
  • Qualquer item que possa entrar em combustão abaixo de 70ºC deve ser guardado à distância.

Para conciliar a segurança com o projeto, é importante observar a instalação correta para cada modelo.

 

Churrasqueiras a carvão

As churrasqueiras a carvão estão disponíveis em dois modelos: a cooktop e  a tradicional com gavetas para cinzas. A gaveta para cinzas facilita a limpeza após o uso e é ideal para quem gosta de um churrasco tradicional. Israel Abreu especificou uma churrasqueira tradicional a carvão com gaveta para cinzas,  por isso a instalou em uma base de alvenaria revestida com quartzo marrom, ventilada para não causar danos por excesso de temperatura.Churrasqueira a tradicional a carvão com gaveta, projeto de Israel Abreu.

As churrasqueiras cooktop a carvão podem ser instaladas em bancadas com marcenaria, mas os armários devem ter ventilação constante para não reter o calor. No projeto de  Luciana Paione, a churrasqueira cooktop a carvão  foi instalada em uma base de pedra com acabamento em marcenaria ventilada.


CHurrasqueira a cooktop a carvão, projeto de Luciana Paione.




Churrasqueiras a gás



As churrasqueiras a gás permitem um uso mais prático, mas deve-se observar as dicas de segurança na instalação como todo equipamento a gás:
  • Desligue o equipamento.
  • Desligue o fornecimento de gás.
  • Mantenha o ambiente sempre arejado.
  • Jamais abra chama para procurar por vazamentos. Use água com detergente.
    
    

Churrasqueira a cooktop a gás, projeto de Katia Perrone
As churrasqueiras a gás estão disponíveis em modelo cooktop e com frontão.

O modelo cooktop permite instalação mais  discreta, deve ser instalado em bancadas de materiais não inflamáveis e resistentes ao calor, como pedras naturais e revestimentos cerâmicos. Estas bancadas podem receber armários de marcenaria, mas precisam contar com ventilação constante.




Churrasqueira a cooktop a gás, projeto de Eliana Corsini.



Para as  churrasqueiras a gás com frontão, como a do projeto de Eliana Corsini, valem as mesmas normas de segurança, porém seu corpo robusto requer outras formas de instalação.
  • Para apoiar a churrasqueira, é recomendado um nicho de alvenaria, uma vez que um de seus lados não terá apoio, é necessária precisão para o nivelamento.
  • A instalação deve ser feita seguindo à risca o manual do produto.
No projeto de Consuelo Jorge, a churrasqueira a gás com frontão foi instalada em alvenaria revestida com limestone.

Churrasqueira a gás com frontão, projeto de Consuelo Jorge




Nos próximos posts vamos detalhar a instalação de cada um dos modelos, acompanhe!

Fotos Caio Amaral Falcão e Paulo Falcão.